segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Porque o papel de enrolar se chama seda?


Afina, por que o papel de enrolar se chama seda? 
Aqui no Brasil a giria popular fez com que o papel de enrolar/rolling paper, mundialmente conhecido, seja comumente chamado de Seda. E o por que disso?

A resposta mais plausível, se dá pelo fato de o papel de enrolar como conhecemos hoje, de diversas marcas consagradas (como Seda OCB e Seda Smoking por exemplo, que existem no mercado europeu a cerca de 200 anos), somente chegou ao Brasil de forma considerável,  na década de 90, antes desse período os apreciadores da arte de enrolar, podiam apenas contar com algumas marcas nacionais que não contavam com uma distribuição efetiva, ou então se utilizavam de diversos papéis presentes à sua volta.
Esses papéis, por sua vez, deveriam ser do mais fino possível e da melhor qualidade para poder apreciar o fumo da melhor maneira.

Tal associação, deu-se provavelmente porque a Seda/tecido (http://pt.wikipedia.org/wiki/Seda), “fabricada” pelo bicho da seda, é mundialmente conhecida por ser fina, quase transparente e de boa qualidade, do mesmo modo que a Seda (cigarette paper) para se fumar deveria e deve ser!

Nessa época, primórdios para alguns e ontem para outros, quando não existiam papéis de enrolar ou seda de boa qualidade, à fácil acesso, eram comumente utilizados para enrolar o cigarro, papeis de pão, papeis de caixa sapato e é claro o guardanapo de padaria!
O guardanapo de padaria! sim!! aquele da televisão que fica normalmente do lado dos canudeiro! que é chamado de Seda até por pessoas que desconhecem essa outra finalidade!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário